segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Fly Emirates e Flamengo

Nos últimos dias, várias foram as notícias veiculadas nos meios de comunicação envolvendo o nome Flamengo e prováveis patrocinadores, afinal, Flamengo é notícia e notícia que interessa, seja ruim ou boa, é Flamengo. Para alguns, essas notícias causam preocupação (os rivais), para os flamenguistas, mais que esperança, a certeza que as coisas estão mudando para muito melhor, afinal, a construção de uma casa começa pela base e não pelo telhado ou pintura.
O alvoroço teve início com a especulação de que a Adidas havia proposto ao Flamengo um patrocínio milionário jamais visto ou imaginado, não só no futebol brasileiro, mas em todo esporte latino-americano. Valores inicialmente ponderados à casa de R$ 350 milhões por dez anos de contrato e que, a partir do esforço, experiência e negociação do novo time de dirigentes rubro-negros, concretizaram a negociação e conseguiram angariar junto à Adidas, o montante de R$ 400 milhões. Todavia, após correções monetárias, atualizações, comissões de vendas e premiações previstas em contrato, especulam-se que este patrocínio poder chegar ao valor final de R$ 480 milhões ao fim de uma década.
Para o Mengão, tudo muito bom, mas pode ficar ainda melhor!
Após um ano sem patrocinador máster (principal patrocínio na camisa), o Flamengo anunciou no dia 21 de janeiro de 2013 acordo com a montadora automotiva francesa, Peugeot. Contudo, um contrato de valores variantes entre 10 e 15 milhões de reais por ano, durante três anos não foi exatamente o que o torcedor esperava, ainda mais se tratando do espaço mais nobre do manto sagrado, conforme nos induziram a acreditar. Logo veio o esclarecimento: A Peugeot exibirá a sua marca no espaço do peito da camisa até maio, mês que a Adidas iniciará o fornecimento de material esportivo ao Flamengo. A partir deste mês, a marca francesa migrará para as costas do uniforme rubro-negro, deixando assim vago o local de maior visibilidade, explicou Luiz Eduardo Baptista, o Bap, Vice-Presidente de Marketing do Flamengo e Presidente da SKY.
O otimismo tomou conta da Nação Rubra Negra e foi o estopim para várias “previsões”, “furos de notícias”, especulações e probabilidades quanto aos demais prováveis patrocinadores do Maior Clube de Futebol do Brasil. O que sabemos é que a TIM permanece exibindo sua logomarca no interior dos números da camisa  até o fim do ano, entretanto, os executivos galácticos do Fla renegociam novos valores frente à enorme notoriedade adquirida após a divulgação dos modelos tendo a Adidas como fornecedora de material esportivo. Fora isso já ouvimos de tudo: a ALE Distribuidora de Combustíveis, Caixa Econômica Federal (esta teria feito proposta até mesmo antes de fazê-la ao alvinegro paulista, contudo há elementos impeditivos imediatos que devem ser resolvidos antes), SKY, NISSAN, HYUNDAI, VOLKSWAGEN, TAM, BMG, HIPER MARCAS P&G (GILLETE, RAYOVAC, BOZZANO, etc). Neste mesmo sentido, uma marca representa um sonho ao flamenguista – Fly Emirates.
A Fly Emirates ou Emirates Airlines é a principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos e tem como base o Aeroporto Internacional de Dubai onde opera e parte mais de 700 vôos semanais com destino a 6 continentes. Fundada em 1985, hoje está entre as 10 maiores companhias aéreas do mundo em termos de receita, passageiros transportados e distância percorrida, atualmente contando com uma frota de 157 aeronaves e uma encomenda de 156 novas unidades, representando um investimento na ordem de US$ 50 bilhões, credenciando-a como a frota mais nova e moderna da atual aviação comercial mundial.
No mundo futebolístico a Fly Emirates foi patrocinadora oficial da Copa do Mundo FIFA Alemanha 2006, além de patrocinar times de futebol, dentre os quais, Paris Saint-Germain (França), Arsenal (Inglaterra), Hamburgo (Alemanha), Milan (Itália) e Real Madri (Espanha).
Ocorre que nos últimos 30 dias, rumores alimentaram forte especulação frente à suposta negociação secreta entre dirigentes Rubro Negros e executivos da Fly Emirates. Tais boatos atingiram grande repercussão após um blogueiro esportivo divulgar a referida informação em sua página, assim como, os comentários proferidos pelo jornalista esportivo Jorge Kajuru ao comentar em seu programa (Kajuru Pergunta - TV Esporte Interativo - assista video abaixo) que o Flamengo estaria negociando novo patrocínio com os Emirados Árabes, o que certamente seria o maior patrocínio da América Latina. Estima-se que os valores estariam compreendidos entre 60 e 80 milhões de reais por ano.
As possibilidades remetem-se aos fatos, indícios e análises, pois, o que é notório ao mercado mundial (notícia divulgada pela revista France Football) é a proposta multimilionária no valor de 100 milhões de euros feita por um banco do Qatar ao Paris Saint-Germain, ou seja, R$ 264,5 milhões por ano ou como queiram, R$ 1 bilhão de reais em 4 anos de contrato (isso é PIB de um pequeno país). Frente a isso o time francês se viu obrigado à rescindir o contrato junto à Fly Emirates, o que resultaria na abertura de uma vaga para uma nova equipe a ser patrocinada pela companhia aérea árabe.
De forma a melhor esclarecer, entre as inúmeras teorias formuladas voltadas a viabilizar um eventual contrato entre a Fly Emirades e Flamengo estaria uma negociação anterior já iniciada, porém, não concretizada entre as duas marcas ainda no ano de 2011. Já direcionada a uma estratégia de marketing voltada à entrada no mercado consumidor palco da Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, a Fly Emirates estaria disposta a investir no time de futebol de maior torcida do mundo e em contrapartida, maior exposição no Brasil e futuramente no exterior (internacionalização da marca Flamengo com a recente parceria com a Adidas). 
A nova rodada de conversas entre as duas instituições pode ser concretizada com a ampliação das operações da companhia árabe no Brasil, o que pode se dá em duas vias: conquistando novas concessões de operação em diversas praças (aeroportos) ou comprando empresas aéreas já existentes no atual mercado doméstico e internacional e assim operar utilizando novo nome e por conseqüência, uma nova marca. A previsão de acerto seria até março de 2013, inclusive com uma terceira empresa a estampar sua marca também na camisa do Flamengo, provavelmente uma marca internacional conforme já acenado pela nova diretoria (internacionalização da marca Flamengo), esgotando desta forma as cotas disponibilizadas à comercialização.
Diante tudo isso fica evidente que o Flamengo está ingressando em um novo tempo, pautado na recuperação da confiança e credibilidade do mercado, assim como, a conquista de títulos, estabilidade financeira e patrimonial, responsabilidade sócio-institucional e profissionalismo.

Texto: OBSERVADOR

4 comentários:

  1. Vamos q vamos MENGÃO!!!

    ResponderExcluir
  2. O gigante acordou dia 03 de dezembro de 2012. Começou a se levantar e em breve estará andando a passos largos.

    ResponderExcluir
  3. o ano começou e ainda não tivemos nenhuma confirmação!
    o patrocínio da fly emirates pro flamengo seria importantíssimo... tomara que venha mesmo!

    ResponderExcluir
  4. vai ser o mundo se acabando para os adverssários....eu particularmente vou ter uma camisa oficial de cada posição existente do campo......imagine a quantidade de titulos.....e jogadores bons atuando no maior do mundo ''FLAMENGO''......imagine quanto a addidas vai lucrarrr.........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkké um sonho!

    ResponderExcluir